Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Almoçar com um homem, só se for o marido ou um parente próximo

Na imagem, dois agentes policiais de Aceh ajudam uma mulher a levantar-se após ter sido vergastada por ter convivido com um homem que não era o seu marido

CHAIDEER MAHYUDDIN/Getty

É a norma que acabam de impor às mulheres as autoridades de um distrito na província indonésia de Aceh, conhecida pela aplicação da sharia

Luís M. Faria

Jornalista

Uma diretiva que proíbe as mulheres de comerem em restaurantes sem estarem acompanhadas do marido ou de outro parente próximo do sexo masculino acaba de ser emitida pelas autoridades de Bireuen, um distrito da província de Aceh, na Indonésia. Em agosto, já tinha sido decretado que os restaurantes não podiam servir mulheres a partir das 9h00 da noite.

Embora a Indonésia seja o maior país muçulmano no mundo, só em Aceh se aplica a sharia, ou lei muçulmana, um compromisso que o governo central do país aceitou na sequência de uma rebelião que exigia a independência nessa zona.

Desde essa altura, foram instituídos castigos tipicamente islâmicos contra uma grande variedade de ofensas, desde o jogo e o alcoolismo até ao adultério e o roubo. O objetivo é o de restaurar a ordem moral islâmica. A diretiva agora anunciada, que também inclui a proibição de contratar pessoal LGBT como empregados de mesa, é expressamente justificada com o propósito de fazer com que as mulheres sejam "mais bem comportadas".

"Homens e mulheres não casados que não sejam parentes próximos não devem comer e beber à mesma mesa, pois isso é pecado segundo a lei da sharia", explica o diretor local de assuntos islâmicos, acrescentando que se pretende "proteger a dignidade das mulheres para elas se sentirem mais confortáveis, mais à vontade, e não façam nada que viole a sharia".

A norma aplica-se mesmo a colegas de trabalho que desejem almoçar juntos. E antes que a critiquem por mostrar como o Islão é unicamente retrógrado, houve quem lembrasse que muitos evangélicos norte-americanos, incluindo o vice-presidente Mike Pence, também adotam a mesma regra de nunca estarem sozinhos na presença de uma mulher que não seja a esposa deles.