Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Dez passageiros em observação. Avião da Emirates Airlines colocado sob quarentena em Nova Iorque

Reuters

Cerca de um quinto dos passageiros do aparelho, que vinha do Dubai, queixam-se com sintomas de febre e tosse. Foram assistidos por médicos no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque. O piloto do avião é português, avançou a Rádio Renascença

Um avião da Emirates Airlines está retido esta quarta-feira no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque, após dez passageiros terem apresentado sintomas de doença. O aparelho, conduzido por um piloto português, de acordo com informação avançada pela Rádio Renascença, foi colocado sob quarentena.

Segundo os media locais, o avião aterrou no aeroporto nova-iorquino às 9h12 locais (14h12 em Lisboa), tendo as autoridades decidido que a melhor opção seria a de os passageiros serem vistos por médicos, depois de se terem queixado com tosse e febre. No total, estavam a bordo do airbus A380 cerca de 500 pessoas.

“O avião foi levado para fora do terminal para que o pessoal médico do Centropara o Controlo e Prevenção de Doenças pudesse entrar, avaliar a situação e providenciar assistência médica aos passageiros antes de desembarcarem”, lê-se num comunicado dovilgado pelo aeroporto JFK.

Desconhecem-se ainda os motivos que deram origem a esta situação. No local, encontram-se várias ambulâncias e representantes do Centro dos EUA para Controlo e Prevenção de Doenças. Imagens captadas por helicópteros dos canais noticiosos norte-americanos mostram um aparelho na pista cercado por veículos dos serviços de emergência e elementos das equipas de controlo de terra do aeroporto.

“Pedi à hospedeira uma máscara ainda antes de descolarmos, mas não havia. Ainda antes de descolar era óbvio que um grande núemro de pessoas estava doente”, relatou à CNN Erin Sykes, um dos passageiros.

A unidade de contraterrorismo da polícia de Nova Iorque informou, através da rede social Twitter, que está a acompanhar o que parece ser uma "situação médica".