Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Estado mais populoso da Austrália declarado oficialmente em seca total

Brook Mitchell/Getty Images

New South Wales é responsável por cerca de um quarto da produção agrícola do país. Os governos estadual e federal disponibilizaram 576 milhões de dólares australianos em financiamento de emergência

O estado mais populoso da Austrália, New South Wales, foi declarado esta quarta-feira “100% em seca”. Um inverno seco intensificou aquela que tem sido apelidada como a pior seca de que há memória no leste australiano.

New South Wales é responsável por cerca de um quarto da produção agrícola do país.

Os governos estadual e federal disponibilizaram 576 milhões de dólares australianos (cerca de 368 milhões de euros) em financiamento de emergência. O dinheiro destina-se a ajudar os agricultores, que enfrentam problemas como a escassez de colheitas e de água e os custos com a alimentação dos animais.

No domingo, o primeiro-ministro Malcolm Turnbull alertou que o país se tinha tornado uma “terra de seca”. O governante acrescentou que os agricultores precisam de ajuda, apesar de reconhecerem que a seca faz “parte do clima australiano”.

Mais de metade do estado vizinho de Queensland também está em seca, enquanto partes de Victoria e South Australia estão a passar igualmente por situações de seca.