Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Sismo de magnitude 5,6 na costa leste do Japão ainda sem registo de feridos ou danos materiais

Um transeunte fotografa o painel que recorda o terramoto de março de 2011, quando faleceram 18 mil pessoas

Barcroft Media/Getty

Epicentro situou-se 243 quilómetros a leste de da cidade de Ofunato, que registou avultados danos em 2001 quando um terramoto de magnitude 9,0, seguido de tsunami, vitimou mais de 18.000 pessoas

Um forte sismo, com magnitude de 5,6, abalou a costa leste do Japão ao início da madrugada de quarta-feira (hora local) mas não foi emitido um alerta de tsunami nem registados feridos ou danos materiais no imediato, referiram responsáveis oficiais.

O Instituto norte-americano de geofísica (USGS) referiu que o sismo registou uma magnitude de 5,6 e a uma profundidade de 12,1 quilómetros. O epicentro situou-se 243 quilómetros a leste de da cidade de Ofunato, precisou o USGS. A cidade registou avultados danos em 2001 quando um terramoto de magnitude 9,0, seguido de tsunami, vitimou mais de 18.000 pessoas. Os sismos de pouca profundidade tendem a provocar mais estragos.

O Japão situa-se no designado "anel de fogo do Pacífico", área de grande atividade sísmica, que regista anualmente cerca de 7.000 sismos, a maioria dos quais moderados, além de erupções vulcânicas.