Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Brexit. Theresa May procura apoio de Macron para o seu plano de saída da UE

Leon Neal / Getty Images

Ofensiva diplomática insere-se numa série de viagens que a dirigente conservadora e alguns dos seus ministros efetuarão durante o verão a vários países europeus

A primeira-ministra britânica, Theresa May, procurou nesta sexta-feira em França o apoio do Presidente, Emmanuel Macron, para o seu plano de 'Brexit', que defende um mercado comum de bens britânico-comunitário com alguma harmonização da regulamentação.

A sua ofensiva diplomática decorreu no forte de Brégançon, a residência oficial de verão dos Presidentes franceses, com vista sobre o Mediterrâneo, e insere-se numa série de viagens que a dirigente conservadora e alguns dos seus ministros efetuarão durante o verão a vários países europeus para impulsionar a sua posição.

Durante cerca de duas horas, Macron e May, que chegou pontualmente às 18h00 locais (17h00 em Lisboa) à residência presidencial no sul do país, mantiveram uma reunião de trabalho, sem declarações à imprensa no final, seguida de um jantar privado a quatro, com os respetivos cônjuges, Brigitte Macron e Philip May.

Theresa May é a primeira dirigente estrangeira recebida por Emmanuel Macron em Brégançon, cuja gestão o Eliseu retomou recentemente ao Centro dos Monumentos Nacionais (CMN) para que voltasse a ser local de férias de verão do Presidente e este possa aí acolher convidados internacionais.

Nas poucas imagens captadas do encontro, que concentrou nas imediações do forte cidadãos desejosos de ver os dois líderes europeus, ambos exibiam um ar descontraído.