Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Inundações em Myanmar fazem 10 mortos e 50 mil deslocados

YE AUNG THU/GETTY

As fortes chuvas associadas às monções provocaram cheias em quatro estados do país, forçando milhares a abandonar as suas casas. Situação está mais estável, mas continua a preocupar as autoridades

Pelo menos 10 pessoas morreram e perto de 50 mil foram deslocadas em Myanmar (antiga Birmânia), consequência das fortes chuvas associadas às monções. O país registou, este fim de semana, inundações em quatro dos seus estados.

Segundo fontes governamentais, apesar da gravidade da situação, as cheias foram menos severas que de 2015, quando cerca de 100 pessoas morreram e mais de 330 mil foram forçadas a abandonar as suas casas.

Barcos e coletes salva-vidas foram colocados à disposição das pessoas em fuga, que foram acolhidas num abrigo temporário. O nível da água está agora mais estável em dois dos estados afetados e estava a recuar também nas regiões de Mon e Bago, perto de Yangon, de acordo com as autoridades de proteção civil.

Num comunicado emitido este sábado, a Organização das Nações Unidas na Birmânia diz continuar a “acompanhar com grande preocupação as inundações e a extensa devastação causada pelas fortes chuvas”.