Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Pablo Casado sucede a Rajoy na liderança do Partido Popular espanhol

Pablo Casado e Soraya Sáenz de Santamaria eram os candidatos à sucessão de Mariano Rajoy à frente do PP

Foto JAVIER LIZON / EPA

Casado foi eleito este sábado no congresso extraordinário do partido realizado em Madrid, ganhando a Soraya Sáenz de Santamaría, que também concorria ao lugar

Pablo Casado foi eleito o novo presidente do Partido Popular espanhol, no congresso extraordinário realizado este sábado em Madrid para escolher o sucessor de Mariano Rajoy, que deixou a liderança dos populares na sequência da moção de censura que pôs fim ao seu Governo.

Casado foi o mais votado pelos 3.082 delegados ao congresso, segundo dados provisórios citados pela imprensa espanhola, tendo ganho o braço de ferro contra Soraya Sáenz de Santamaría, que concorria com ele ao lugar, depois de os dois terem sido os mais votadas nas primárias realizadas há duas semanas.

O novo líder da direita espanhola, com 37 anos, foi o candidato mais jovem à sucessão de Mariano Rajoy, tendo tido uma ascensão meteórica no partido até chegar ao lugar de vice-secretário responsável pela Comunicação do PP, cargo que ocupou até agora.

Pablo Casado tem a partir de agora a tarefa de preparar o partido para as eleições autárquicas (locais e autonómicas) e europeias a partir de maio de 2019, e para as legislativas previstas para se realizarem em 2020.