Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Sondagem: Independentismo catalão venceria eleições com maioria absoluta

Dan Kitwood/Getty

Se houvesse eleições na Catalunha, o partido Esquerra Republicana venceria, ultrapassando o Ciudadanos, revela uma sondagem divulgada esta sexta-feira

O independentismo catalão garantia a maioria absoluta caso decorressem agora as eleições na Catalunha. O partido Esquerra Republicana (ERC) obteve 24% das intenções de voto, ultrapassando o Ciudadanos (21,4%) que contava antes com a preferência dos eleitores, segundo uma sondagem do Centro de Estudos da Generalitat (CEO) divulgada esta sexta-feira.

No total, as forças independentistas conquistariam entre 70 a 76 lugares, sendo que a ERC e o Cuidadanos obteriam, respetivamente, 35 a 37 e 29 a 30 assentos no Parlamento. Por sua vez, o partido Juntos Pela Catalunha (JX Cat) ficaria na terceira posição, alcançando 27 a 29 lugares no Parlamento regional.

Ainda de acordo com o barómetro, quase metade dos inquiridos (46,7%) manifestou-se a favor da independência da Catalunha, em linha com a tendência da última sondagem divulgada há três meses, onde 48% das pessoas diziam sim à autodeterminação da região.

O inquérito teve como base uma amostra de 1500 pessoas e foi realizado entre 23 de junho e 14 de julho.

Há um ano, o barométro do Centro de Estudos da Generalitat mostrava uma tendência contrária ao independentismo, com 49,4% dos inquiridos a dizerem não ao reconhecimento da Catalunha como um Estado independente e soberano.