Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Os novos Air Force One vão mudar de cor e custarão 3,35 mil milhões de euros. “Vai ser incrível”, diz Trump

JONATHAN NACKSTRAND

Encomenda à Boeing foi um “bom acordo”, segundo o Presidente dos Estados Unidos. Donald Trump diz que os aviões “serão para outros presidentes usarem”, pois o "projeto complexo" só será finalizado em dezembro de 2024

Vermelho, branco e azul. Assim serão os novos Air Force One, os aviões destinados a transportar o Presidente dos Estados Unidos. Donald Trump anunciou na terça-feira, numa entrevista à “CBS News”, que fechou “um bom acordo” com a Boeing. Os dois aparelhos 747-8 vão custar 3,35 mil milhões de euros.

“Os Air Force One têm 30 anos e não deviam ter”, explicou Trump ao jornalista da CBS, informando ainda que conseguiu alterar o acordo prévio e “poupar” 1,2 mil milhões de euros. O projeto é “complexo” e só será finalizado em dezembro de 2024, conta o “USA Today”. “O Air Force One vai ser incrível, vai ser topo de gama. Vai ser vermelho, branco e azul, o que acho ser apropriado. Serão para outros presidentes usarem”, atirou Trump.

Segundo a “Reuters”, aquela mistura clássica entre branco e azul no avião militar remonta aos tempos de John F. Kennedy.

Em dezembro de 2016, lembra o USA Today, o recém-eleito 45.º Presidente dos EUA criticou a encomenda à Boeing dos aviões Air Force One, que custariam mais de 3,43 mil milhões de euros.