Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Trump diz que NATO “é tão má” quanto acordo comercial com Canadá e México

LEAH MILLIS // Lusa

Donald Trump voltou a criticar a NATO afirmando que "é tão má quanto o NAFTA", o acordo comercial entre o México, os Estados Unidos e o Canadá. Adensam-se os receios quanto à posição de Trump na próxima cimeira do organismo no próximos

O Presidente norte-americano disse aos seus homólogos das sete economias industrializadas (G7), que a NATO era "tão má quanto o NAFTA", o acordo de comércio livre entre EUA, Canadá e México que quer renegociar.

Este comentário, que reforça o receio quanto a uma discussão acalorada durante a cimeira da NATO no próximo mês, foi divulgado esta quinta-feira pelo sítio noticioso norte-americano Axios e confirmado por um diplomata europeu. A afirmação sublinha que a hostilidade do chefe da Casa Branca ao multilateralismo estende-se à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês), que tem sido crucial para a segurança ocidental desde a sua fundação, em 1949.

A recente cimeira do G7, no Quebeque, Canadá, já tinha sido tensa, depois da imposição por Trump de taxas sobre as importações norte-americanas de aço e alumínio provenientes dos seus principais parceiros comerciais. A consideração de Trump foi divulgada quando a Casa Branca e o Kremlin anunciaram que Trump e o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, se vão reunir na Finlândia dia 16 de julho, pouco depois da cimeira da NATO. Esta está prevista para Bruxelas, em 11 e 12 de julho, e Trump, que entende que a Europa explora os EUA ao não gastar mais na área da Defesa, deve repetir na ocasião as suas considerações negativas sobre o assunto.