Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Mulher violada em Las Palmas. Uma nova “La Manada” ataca em Espanha

Marcos del Mazo/Getty

Dias depois de serem libertados os cinco homens que violaram uma mulher em grupo durante as festas de São Firmino, em Pamplona, um caso semelhante é reportado nas Canárias

Luís M. Faria

Jornalista

Com a indignação ainda em alta pela pena muito leve a que foi condenado o grupo de homens auto-intitulado "La Manada", que violou uma mulher durante as festas de São Firmino, em Espanha, um novo caso acaba de acontecer em Las Palmas, na localidade de San Bartolomé de Tirajana. Segundo notícias publicadas quarta-feira, cinco homens violaram uma mulher na praia.

A vítima apresentou queixa logo a seguir e os alegados atacantes, entre os quais um menor com uma história de ser ele próprio maltratado pelo pai, foram detidos. Nos calabouços da polícia, referiram-se a si próprios em termos eufóricos como "A Nova Manada", e um deles parece ter gravado o ataque em vídeo no telemóvel.

Após a libertação dos membros da Manada há dias, a vítima deles tornou pública uma carta na qual se lia, a certa altura: "Ninguém precisa de se arrepender de beber, conversar com pessoas numa festa, ir para casa sozinho ou usar uma minissaia. Temos que lamentar a mentalidade desta sociedade que faz com que isto possa acontecer a qualquer um”.

Os cinco homens agora detidos em Las Palmas serão presentes a um juiz nesta sexta-feira.