Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Havai. Nova explosão no vulcão Kilaeua provoca sismo de 5,2

O vulcão Kilauea entrou em erupção no passado dia 3 de maio, obrigando à retirada de mais de duas mil pessoas de zonas onde a lava começou a ser expelida por fissuras no solo

Uma nova explosão no vulcão Kilaeua, no Havai, em erupção há quase dois meses, provocou esta segunda-feira um sismo de 5,2 na escala de Richter, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O terremoto ocorreu às 17h02 locais, 04h02 em Lisboa, a 800 metros de profundidade.

"Este tremor foi associado a uma pequena explosão e a queda de rochas (...) da cratera Halemaumau. Apenas emissões muito fracas foram observadas em níveis baixos acima da cratera", relatou o USGS.

As autoridades alertaram há duas semanas que a cratera Halemaumau, localizada no cume do vulcão, estava em vias de colapsar.

O vulcão Kilauea entrou em erupção no passado dia 3 de maio, obrigando à retirada de mais de duas mil pessoas de zonas onde a lava começou a ser expelida por fissuras no solo.

Ao nível do turismo, uma das maiores indústrias locais, a ilha já perdeu três milhões de euros correspondentes aos meses de maio, junho e julho, com a grande maioria dos cruzeiros a cancelar estadias devido à erupção.

O vulcão Kilauea situa-se no sudeste da Grande Ilha do Havai, onde vivem cerca de 185 mil pessoas. Entrou em erupção em 3 de maio e desde então já foram registadas mais de 20 fissuras que estão a expelir lava.