Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Soldados australianos fotografados com bandeira nazi no Afeganistão

Fotografia data de 2007 e mostra a suástica içada sobre um veículo militar. Especialistas dizem que imagem não foi modificada digitalmente. Primeiro-ministro australiano classifica o uso da bandeira como “totalmente inaceitável”

Soldados australianos foram fotografados com uma bandeira nazi num veículo durante operações no Afeganistão. A fotografia, obtida em exclusivo pela televisão australiana ABC, foi tirada em agosto de 2007 e mostra a suástica içada sobre um veículo militar australiano.

Dois especialistas contactados pela ABC concluíram com elevado grau de certeza que a imagem não foi modificada digitalmente.

Uma fonte da Defesa, que sabia da existência da bandeira, revelou que se tratava de uma “piada retorcida” e não de uma expressão genuína de neonazismo. A mesma fonte adiantou que a bandeira esteve içada durante um “período prolongado” de tempo.

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, criticou a conduta dos soldados que içaram a bandeira, classificando a ação como “completa e totalmente inaceitável”. “Foi errado, absolutamente errado, e os comandantes agiram em conformidade na altura”, referiu o chefe do Governo.

Em resposta a perguntas enviadas pela ABC, um porta-voz da Defesa disse que as Forças da Defesa Australiana consideram “abominável tudo o que a bandeira representa”. “Nem a bandeira nem o seu uso estão em linha com os valores da Defesa”, acrescentou.