Siga-nos

Perfil

Expresso

Portugal Moçambique - Ligações Fortes

Moçambique e Portugal fortificam relações

A iniciativa, que se realiza dias 2 e 3 de Maio em Maputo, visa fortificar as relações económicas entre os dois países. Portugal foi o segundo maior investidor estrangeiro em Moçambique no ano passado.

O País

Moçambique e Portugal juntam-se esta quinta-feira em Maputo, para discutir as melhores formas de potenciar as relações económicas entre os dois países. O objetivo é encontrar caminhos e oportunidades de investimento no país que visem alavancar o crescimento económico tanto de Moçambique como de Portugal.

Em 2012, Portugal ocupou a segunda posição no top dos 10 países estrangeiros que mais investiram no país, tendo aplicado 176,5 milhões de dólares em Moçambique, depois dos Emiratos Árabes Unidos (EAU), que investiram 261,4 milhões de dólares.

O investimento direto estrangeiro teve origem em 43 países, sendo os principais dez maiores investidores os Emiratos Árabes Unidos, Portugal, África do Sul, Maurícias, China, Reino Unido, Brasil, Índia, Itália e Lesoto.

No ano passado, as trocas comerciais entre os dois países cresceram, com as exportações de Moçambique para Portugal  a registarem um aumento de cerca de 10%, e as importações conheceram um crescimento de cerca de 20%.

A recente descoberta de reservas de gás e carvão em Moçambique desperta o interesse dos empresários de várias partes do mundo.

Os portugueses também querem entrar na corrida, não apenas na exploração dos recursos naturais, mas também em muitas outras áreas de atividade, como, por exemplo, tecnologias de informação e telecomunicações, infraestruturas de transporte e banca, entre outras.

"Moçambique Portugal - Ligações Fortes" é uma iniciativa do Expresso, SIC Notícias e Grupo SOICO numa sinergia conjunta com a REN.

Clique nas imagens e consulte o programa