Siga-nos

Perfil

Expresso

Energia de Portugal 2014

Glossário start-up

Sabe o que é uma start-up? Se foi relativamente fácil, diga-nos então se uma early stage precisa de business angels. Está atrapalhado?

Maria Martins (www.expresso.pt)

Não fique confuso no meio de tantos conceitos. Decifre os seus significados e perceba o que realmente procura:

Acelerador de empresas - apostam em empresas com uma boa ideia e com um modelo de negócio escalável e repetível, com potencial para crescer rapidamente. Usam capital privado e são lideradas por empreendedores ou investidores experientes, que, além do dinheiro, dão um forte apoio em termos de mentoring.

Business Angels - procuram empresas no arranque, algumas até mesmo ainda na fase da ideia, assumindo um papel de mentores no projecto e comprando uma parte do capital da empresa. O investimento é entre 3 a 5 anos, usa capitais próprios e o retorno vai depender do sucesso da empresa. Daí que os BA acompanhem, geralmente, a empresa de uma forma muito próxima, para garantir o retorno do dinheiro aplicado, que pode variar entre 150 mil e 500 mil euros.

Capital de risco - o seu alvo preferencial são empresas com elevado potencial, quer estejam ainda na fase da ideia ou numa situação financeira delicada, mas geralmente apostam em empresas em fase de expansão e investem através de uma participação minoritária no seu capital, com o objectivo de obter mais-valias a curto ou médio prazo. Graças à sua experiência profissional interferem directamente na gestão da empresa, procurando contribuir para a valorização do negócio. Estas sociedades têm uma estrutura profissional e uma rede de contactos e parcerias que ajudam a desenvolver as perspectivas de negócio das empresas onde aplicam o dinheiro.

Early Stage - são empresas recém-instaladas, que já completaram a fase de desenvolvimento do produto ou serviço e podem ter iniciado a sua comercialização. Ainda não têm lucro e carecem de financiamento para melhorar os processos de fabrico, marketing e comercialização.

Incubadoras de empresas - normalmente usam dinheiro público para incentivar projectos numa área considerada crítica na região ou no país. Têm equipas de gestores com experiência, capazes de apoiar a criação e instalação física da empresa, o desenvolvimento e implementação das estratégias, facilitar o acesso a fontes de financiamento e estabelecimento de parcerias, para que o negócio ganhe capacidade competitiva e consiga crescer fora da incubadora."

Seed Capital - é o financiamento de projectos de negócio em fase embrionária, podendo implicar o apoio ao desenvolvimento do produto ou serviço ou a estudos de mercado para determinar a sua viabilidade. Muitas vezes, para diluírem o risco, os investidores de capital (normalmente business angels) criam fundos para atrair outros investidores, conseguindo mais dinheiro para a empresa e maiores probabilidades de que ela tenha sucesso.

Start-up - projectos de negócio que resultam de investigação ou de ideias originais, que estão em fase de criação, não tendo ainda iniciado actividade. Precisam, geralmente, de financiamento para poderem arrancar com o investimento de marketing e de comercialização do produto ou serviço.