Siga-nos

Perfil

Expresso

Energia de Portugal 2014

Energia de Portugal arranca com promessa de "criar empreendedores"

O CEO do Grupo Impresa, Pedro Norton, discursou no início oficial do Energia de Portugal 2014

Luís Barra

Competição de empreendedorismo do Expresso e da EDP, organizada pela Fábrica de Startups, deu o pontapé de saída no Museu da Eletricidade, em Lisboa, perante uma plateia repleta.

"Todos sabem que este projeto nasceu com o desafio de criar empreendedores". Foi desta forma decidida que Pedro Norton, CEO do Grupo Impresa, deu início ao primeiro dia do Energia de Portugal 2014. A cerimónia de lançamento ocorreu na Sala dos Geradores do Museu da Eletricidade, em Lisboa, e contou com a presença de figuras ilustres e os membros portugueses, brasileiros e chineses das 15 equipas que fazem parte da competição.

Pedro Norton destacou a novidade da "dimensão internacional do projeto", que na sua terceira edição chega ao Brasil e China, e o papel que a iniciativa do Expresso e da EDP está a ter "para que o empreendedorismo deixe de ser uma miragem no nosso país".

As 100 equipas apoiadas pelo Energia nas duas anteriores edições mereceram igualmente uma menção e foram mencionadas junto dos novos participantes como exemplo das oportunidade que têm à disposição para levar a sua ideia a bom porto.

António Mexia, presidente do Concelho de Admnistração Executivo da EDP foi uma das figuras presenters e realçou que o Energia é uma plataforma onde se ajuda a resolver um dos principais problemas do país, "juntar pessoas e dinheiro", e deixou a opinião que "a atitude dos portugueses tem mudado substancialmente". 

O secretário de Estado do Turismo fechou a cerimónia com votos que se criem cada vez mais (e com ideias ainda mais inovadoras) "empresas privadas que ajudem no crescimento do setor do turismo e contribuam para um maior desenvolvimento".

O caminho das equipas tem agora uma nova etapa a partir de amanhã, quando começam os bootcamps, que se prolongam por quatro semanas, na sede da Fábrica de Startups, organizadora das sessões de trabalho.