Siga-nos

Perfil

Carro do Ano 2016

Carro do Ano

E os candidatos a Carro do Ano em Portugal são…

23 Automóveis inscritos no Essilor Carro do Ano 2019

Já são conhecidos os candidatos para suceder ao Seat Ibiza como Carro do Ano em Portugal. No total são 23 automóveis divididos por seis classes. O Júri, composto por 19 jornalistas em representação de alguns dos mais importantes Órgãos de Comunicação Social portugueses, preparam-se, agora, para iniciar testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental são algumas das áreas de avaliação. Numa segunda fase, em meados de janeiro, ficaremos a conhecer os sete finalistas.

Inscritos no Essilor Carro do Ano 2019 por Categoria:

CITADINO DO ANO:

Audi A1 1.0 TFSI 116 CV

Hyundai i20 1.0 GLS T-GDi 100 CV

ECOLÓGICO DO ANO:

Hyundai Kauai EV 4x2 Electric

Mitsubishi Outlander PHEV

Nissan Leaf 40KWH

EXECUTIVO DO ANO:

Audi A6 40 TDI 204 CV

Honda Civic Sedan 1.5 182 CV

Peugeot 508 2.0 BlueHDI 160 CV

FAMILIAR DO ANO:

Citroën C4 Cactus 1.5 BlueHDI 120 CV

Honda Civic 1.6 5p 120 CV

Kia CEED 1.0 T-GDi 120 CV

Kia CEED Sportswagon 1.6 CRDi 136 CV

Volvo V60 D4 190 CV

GRANDE SUV DO ANO:

DS7 Crossback 1.6 Puretech 225 CV

Hyundai Santa Fé 2.2 CRDi 200 CV

Volkswagen Touareg 3.0 TDI 231 CV

SUV COMPACTO DO ANO:

Hyundai Kauai 4x2 1.6 116 CV

Hyundai Tucson 1.6 CRDi 116 CV

Mitsubishi Eclipse Cross 1.5 MIVEC 163 CV

Opel Grandland X 1.5 Turbo D 130 CV

Škoda Karoq 1.0 TSI 116 CV

Suzuki Jimny 1.5L 100 CV

Volvo XC40 FWD 1.5 156 CV

A criação de um galardão anual designado por “CARRO DO ANO” visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução.

O modelo premiado será distinguido com o título de “Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2019”, recebendo o respetivo representante ou importador o “Troféu Volante de Cristal”. Paralelamente, mantendo a generalidade dos seus pressupostos, será galardoado o melhor produto automóvel (versão) em segmentos distintos do mercado nacional.

Estes galardões contemplarão seis classes: Citadino, Familiar, Executivo, Grandes SUV, SUV’S Compactos e Ecológico. O vencedor de cada classe receberá o respetivo título e poderá ostentar a distinção de cada uma das seis classes mencionadas.

Referência, ainda, para o prémio Ecológico do ano. Uma distinção especial reservada a veículos com motores elétricos ou híbridos (que combinem motor elétrico e motor térmico). Em foco nesta categoria a eficiência energética, os consumos, as emissões e a autonomia homologados pela marca, tendo igualmente em atenção os consumos revelados durante o teste dos jurados, assim como a autonomia real numa utilização diária.

Os jurados estão prontos para realizar testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço, tecnologia, e sustentabilidade ambiental são algumas das áreas de avaliação. O formato deste ano reúne um júri composto por 20 jornalistas especializados, em representação da imprensa escrita, meios digitais, rádio e televisão, numa busca pela pluralidade de opiniões. Pela segunda vez, desde que existe o troféu, os três maiores canais de televisão portugueses SIC, TVI e RTP, integram o júri.

Prémio Tecnologia e Inovação

Para esta edição, a organização voltará a selecionar cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que serão apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final.

Votação do Público é novidade

O Essilor Carro do Ano 2019/Troféu Volante de Cristal estreia a participação do público na eleição do vencedor. O público será convidado a votar presencialmente, durante a exposição dos automóveis a concurso que irá decorrer no início de 2019. Cada participante recebe um boletim de voto onde constam todos os automóveis a concurso e coloca uma cruz no automóvel da sua preferência.

Quem será o sucessor do Seat Ibiza como sucessor do Carro do Ano em Portugal?

O grupo IMPRESA organiza a iniciativa – “Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2019”, através da SIC Notícias e do Expresso.