Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Zona Euro: Plano de resgate será aprovado segunda feira

Fundo pode ascender a €750 mil milhões de euros com o objetivo de conceder empréstimos a países com graves problemas financeiros.

Os ministros das Finanças deverão aprovar segunda feira o plano de resgate da Zona Euro, anunciou hoje o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

"O veículo financeiro que vamos pôr em marcha segunda feira é um veículo provisório, que atende às necessidades da crise" dos países da Zona Euro, declarou o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, numa conferência financeira no Luxemburgo.

Os ministros das Finanças da Zona Euro encontram-se segunda feira para a habitual reunião mensal.

O plano de resgate da Zona Euro baseia-se num fundo que pode ascender a 750 mil milhões de euros com o objetivo de conceder empréstimos a países com graves problemas financeiros, caso da Grécia, e que não consigam financinamento no mercado financeiro.

O fundo é comparticipado em 60 mil milhões de euros pela União Europeia e 440 mil milhões pelos países da Zona Euro, num total de 500 mil milhões de euros, sendo o restante assegurando pelo Fundo Monetário Internacional.

Hoje, o Senado do Parlamento francês aprovou a contribuição de 111 mil milhões de euros da França para o plano de resgate da Zona Euro, finalizando o processo de aprovação do pacote de ajuda naquele país.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.