Siga-nos

Perfil

Economia

WorldGMC

Objectivo: vencer

A estratégia de actuação no Global Management Challenge é definida logo na primeira tomada de decisão. João Rodrigues acredita que manter-se fiel ao caminho traçado é um dos principais factores  para se sair com sucesso desta competição.

Maribela Freitas (www.expresso.pt)

João Rodrigues considera que o segredo do sucesso reside na elaboração de uma estratégia para a competição e na criação de um modelo de apoio à decisão. Na sua opinião são os dois factores que podem garantir a vitória.

"A estratégia é definida na primeira decisão e deve ser pensada logo para ganhar, mesmo que isso não se manifeste nas jogadas iniciais. Temos descoberto que é muito raro ter de fazer mudanças drásticas em relação à estratégia inicial, sendo estas apenas para compensar acções tomadas pelos outros concorrentes", revela João Rodrigues. Para este participante e para que a estratégia a elaborar seja a ideal, ajuda ter conhecimentos prévios de gestão e matemática financeira, bem como investir tempo em prever as decisões das empresas adversárias. Depois é só manter o que se delineou, com pequenos ajustes à medida das necessidades.

O segundo factor que João Rodrigues estabelece como imprescindível para vencer é a criação de um modelo de apoio à decisão. "É construído através da leitura cuidada do manual da prova e optimizado com o decorrer das simulações", revela o participante. Muitos pontos dos resultados de cada fase dependem do mercado em geral e, portanto, das outras empresas. Mas os resultados da contabilidade, logística, stock e armazenagem, dependem apenas de decisões das equipas. "A criação do modelo minimiza erros em decisões que são facilmente calculáveis e que influenciam bastante o resultado final", acrescenta.

Para João Rodrigues "a vontade de ganhar e de fazer sempre melhor" é a principal lição que retira da sua participação no Global Management Challenge. E é algo que pretende aplicar em todos os aspectos da sua vida.