Siga-nos

Perfil

Economia

WorldGMC

Estratégia para o sucesso

A distribuição de competências e a definição de uma estratégia de médio prazo são alguns dos factores importantes para ser bem sucedido na competição.

Maribela Freitas (www.expresso.pt)

O desenvolvimento de uma ferramenta que permita simular as decisões e o impacto das mesmas nos resultados da empresa e a definição das responsabilidades de cada um dos elementos do grupo, são dois aspectos que João Brilha considera fundamentais para garantir o sucesso no Global Management Challenge. A estes acrescenta "a definição de uma estratégia a médio/longo prazo da empresa, tendo em conta um conjunto de características como a capacidade produtiva, a procura existente no mercado e a concorrência". Após definir a estratégia, há que implementá-la procurando constantemente minimizar os custos através do desenvolvimento de vantagens competitivas e maximizar os resultados.

Na opinião de João Brilha, "os participantes do Global Management Challenge têm a hipótese de olhar para uma empresa no seu todo e identificar os principais desafios com que se depara a administração e os gestores na definição e condução da estratégia da empresa". Adicionalmente reforçam competências como o trabalho em equipa, liderança e adquirem-se novos conhecimentos de gestão.    

"Todos os anos aprendemos algo de novo com a nossa participação. Aprofundamos conhecimentos, ganhamos experiência e como as equipas mudam, o mercado em que se compete é também diferente", finaliza João Brilha. Logo é urgente que as equipas se organizem, definam tarefas e estratégias para serem bem sucedidas na competição.