Siga-nos

Perfil

Economia

WorldGMC

Do erro nasce a sabedoria

Errar é humano. O importante é ter espírito crítico e retirar das más experiências lições para a vida.

Maribela Freitas (www.expresso.pt)

<#comment comment="[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <#comment comment="[if gte mso 9]> <#comment comment=" /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} "> <#comment comment="[if gte mso 10]>

A possibilidade de gerir uma empresa, embora de forma virtual, tem levado Cláudio Sá a ser uma presença assídua no Global Management Challenge. Em anos anteriores as equipas em que participou cometeram erros. Cláudio Sá explica agora a maior falha cometida, o impacto que teve no desempenho e a lição aprendida.

 

"Fomos pouco activos. Neste tipo de desafio ficar em último ou em segundo é igualmente fatal. Por isso só devemos ter um objectivo que é: ser a melhor empresa cotada do grupo", conta. Arriscar significa, na perspectiva deste participante, conhecer melhor o ambiente onde a empresa se insere e com isso é possível optimizar as decisões.

 

Como resultado do erro cometido, Cláudio Sá confessa que os elementos da sua formação passaram a "ser mais meticulosos na tomada das decisões, a saber ouvir as opiniões dos membros da equipa e principalmente a ficar atentos a todos os indicadores económico-financeiros da simulação".

 

Da experiência no Global Management Challenge Cláudio Sá retira lições para a vida. "A participação leva a maioria dos elementos das formações a lidar com o sucesso e o fracasso de uma forma bastante clara", revela. Mostra também que numa equipa nem todos trabalham para o mesmo objectivo, nem se dedicam da mesma forma a alcançá-lo. Uma situação que acaba por ter consequências.