Siga-nos

Perfil

Economia

WorldGMC

Aprender com a prática

Os quadros de empresas aprendem na competição a definir tarefas e a organizar o trabalho em equipa e levam este treino para a sua vida profissional.

Maribela Freitas (www.expresso.pt)

"O Global Management Challenge proporciona a quem nele participa a possibilidade de simular a gestão de topo de uma empresa", explica Rui Braz, que juntamente com mais quatro elementos da Bosch está envolvido na presente edição da competição. Como simula todas as vertentes empresariais acaba por ser uma forma de estudar e entender as variáveis que afectam cada uma das áreas e como essas mesmas variáveis afectam o resultado final da empresa. Os participantes aprendem ainda noções básicas de contabilidade, a trabalhar em equipa e a delegar tarefas.

Todos estes elementos de aprendizagem que os quadros retiram da sua participação no Global Management Challenge podem facilmente ser transpostos para o seu local de trabalho. "Toda a parte de organização da equipa, definição de tarefas e tomada de decisão baseadas em análise de dados, são aspectos que podem facilmente ser transpostos para a nossa vida profissional", salienta Rui Braz.

Para este quadro da Bosch as pessoas são um elemento fundamental de uma empresa. Nesta perspectiva toda a formação e conhecimentos adquiridos são um factor de sucesso para a organização. "A competição, para além de formar, permite praticar muitos dos aspectos da liderança de uma empresa e contribuir para a formação de bons gestores", finaliza Rui Braz.