Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Volkswagen compra Italdesign Giugiaro

O construtor alemão vai tomar uma posição de 90,1% na conhecida empresa italiana de design automóvel.

Alexandre Coutinho (www.expresso.pt)

O grupo Volkswagen anunciou hoje, em Turim, a compra de uma participação maioritária na Italdesign Giugiaro (IDG), que inclui a própria marca e as respectivas patentes. As acções representativas de 90,1% do capital da IDG serão adquiridas através da Lamborghini Holding, subsidiária italiana da Audi. Os restantes títulos permanecerão na posse da família Giugiaro

"Com esta entrada na Italdesign, queremos contribuir para a expansão da capacidade e das competências de uma das mais reconhecidas companhias de design, com riquíssimas tradições na indústria automóvel", sublinhou Martin Winterkorn, presidente da Volkswagen, a lembrar que Giorgetto Giugiaro foi o criador do primeiro Golf, "lançando as bases para o design da Volkswagen nos anos 70". 

A colaboração entre a Volkswagen e a Italdesign prolongou-se nas décadas seguintes, tendo a IDG desenvolvido os conceitos de modelos como o Passat, Scirocco e Audi 80. "Inicia-se, hoje, uma nova era de parceria estratégica entre as nossas empresas, com a Italdesign como membro permanente da família Volkswagen", acrescentou Martin Winterkorn. 

"Somos apenas uma gota, mas cada gota transforma-se no mar ao caminhar para o oceano. Ao tornarmo-nos parte do grupo Volkswagen, abrem-se perspectivas promissoras para a empresa", concluiu Giorgetto Giugiaro

A IDG foi fundada em 1968, por Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani, pioneiros do design automóvel moderno em Itália. A Italdesign é também conhecida como um centro de desenvolvimento a nível mundial, com vendas globais superiores a 100 milhões de euros e cerca de 800 colaboradores.