Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Vieira da Silva "preocupado" com dificuldades de financiamento

O ministro da Economia mostrou-se preocupado com o impacto das dificuldades de financiamento da banca portuguesa.

O ministro da Economia, Vieira da Silva, afirmou hoje estar "preocupado" com as dificuldades de financiamento da banca e com os efeitos que esta situação poderá ter na economia portuguesa.  

 

"Só quem não acompanha a situação internacional e financeira que vivemos na Europa é que não está preocupado com a situação [dos bancos]. Preocupa-nos, não só pelos seus efeitos diretos, como também pelos efeitos indiretos no financiamento da economia portuguesa",  declarou o governante, à margem da cerimónia de inauguração do primeiro ponto de carregamento da rede de carros elétricos em Portugal.  

 

Salientando que "o Governo e o Estado fazem todos os possíveis para encontrar medidas, quer no espaço do debate europeu, quer no espaço nacional, para apoiar melhores condições de financiamento para o conjunto da economia, incluindo o setor financeiro", Vieira da Silva afirmou que, a nível das empresas, têm sido criados instrumentos que ajudam a manter os níveis de financiamento adequados às PME.  

 

"Do ponto de vista global, são outras medidas que terão de envolver decisões à escala europeia", acrescentou.  

 

Questionado sobre a reunião do primeiro ministro com os cinco principais banqueiros nacionais para discutir a escassez do crédito, Vieira da Silva escusou-se a comentar o assunto, argumentando que não esteve presente na reunião e não falou com José Sócrates.