Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Unicer abre termas de Pedras Salgadas

É a primeira obra do projecto turístico Aquanattur, que envolve os parques de Vidago e Pedras Salgadas, cuja reformulação esteve a cargo de Siza Vieira.

Conceição Antunes (www.expresso.pt)

Abriu este mês ao público o Spa termal do Parque Pedras Salgadas, em Trás-os-Montes. Funcionando no edifício histórico, recuperado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, este spa termal está aberto de segunda-feira a sábado, mantendo uma ala dedicada a tratamentos com água mineral.

Em Julho, será reaberta a piscina exterior do Parque de Pedras Salgadas, estando também já anunciada a construção de um hotel a iniciar em 2011.

O Spa termal de Pedras Salgadas constitui a primeira concretização do projecto turístico Aquanattur da Unicer, envolvendo os seus dois parques termais de Vidago e Pedras Salgadas, que representam o apogeu da "belle époque" portuguesa.

O parque de Pedras Salgadas vai funcionar em complementaridade com o de Vidago, que fica a sete quilómetros. Siza Vieira assina o projecto global de recuperação de ambos os parques da Unicer, que envolve investimentos globais de 70 milhões de euros.

"Âncora para turismo de excelência"

A 5 de Outubro, está agendada a inauguração do hotel do parque de Vidago, numa dupla comemoração dos centenários da República e da fundação desta estância. Neste parque com 100 hectares, ficará também operacional na altura o campo de golfe, o Spa termal e o centro de conferências.

A GLA, multinacional francesa especializada na gestão de hotéis de charme, é o parceiro da Unicer para Vidago. "Vidago e Pedras Salgadas vão voltar a ser uma âncora do Douro para turismo de excelência", já prometeu António Pires de Lima, presidente da Unicer. Segundo Pires de Lima, os atrasos no projecto, que provocaram reclamações da população, deveram-se ao facto do "calendário inicial ser impossível de cumprir", o que levou à necessidade de reformular todo o projecto, e também de duplicar o investimento, face aos 36,6 milhões de euros inicialmente previstos.

Além de Vidago e Pedras Salgadas, a Unicer também é concessionária das termas do Peso, em Melgaço, tendo assinado no ano passado um contrato com a câmara destinado a passar para a autarquia a gestão daquelas termas por 25 anos.