Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

RTPN muda identidade para RTP Informação

O canal de informação da RTP vai mudar de nome e logótipo.

A RTPN vai mudar de nome e logótipo: a mudança de nome do canal de informação da RTP para RTP Informação é uma das novidades da rentrée que o operador público de televisão vai anunciar esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

De acordo com as informações recolhidas pelo Expresso, a mudança de identidade no canal temático da RTP não está diretamente relacionada com o projeto de reestruturação da empresa solicitado à administração pelo ministro com a tutela da comunicação social, Miguel Relvas. O novo nome e a nova imagem estariam já a ser trabalhados pela empresa há alguns meses, com o objectivo de afastar definitivamente este canal temático da sua origem, mais ligada ao Norte do país.

Esta alteração na RTPN marca, no entanto, o início de uma nova fase do canal, já apontado por Miguel Relvas como um dos pilares estratégicos no conceito de serviço público que o governo pretende ver implementado na RTP. Além da privatização de um dos canais comerciais da RTP (ou seja, a RTP1 ou a RTP2) e do reforço da aposta no canal de informação, a estratégia do Governo pretende ainda dotar a actual RTP Internacional de um novo formato.

"Terá de deixar de ser um canal de saudade e passar a ser uma marca que represente a realidade do país lá fora", explicitou Miguel Relvas na semana passada, durante uma audição parlamentar. O governante avançou, de resto, estar já em curso um projeto de mudança de identidade deste canal, sugerindo, a título de exemplo, que deveria passar a denominar-se "TV Portugal".

 Moniz sem programa 

O alegado convite da direção de informação da RTP para que o vice-presidente da Ongoing Media, José Eduardo Moniz, apresentasse um novo magazine de informação no canal público não deverá ter efeitos práticos nos próximos meses.

Segundo informações avançadas este fim-de-semana pelo "Jornal de Notícias" e pelo "Diário de Notícias", a administração terá vetado na sexta-feira a intenção do seu director de informação, Nuno Santos, impossibilitando assim a inclusão deste novo formato na nova grelha do canal.

Fonte oficial da RTP recusou comentar o assunto, garantindo apenas que, ao contrário das informações avançadas, "não houve qualquer reunião entre a administração da RTP e a direção de informação". "O que houve na sexta-feira foi uma reunião de trabalho que contou com a participação de elementos das mais variadas áreas da RTP, para tratar dos últimos detalhes das novidades que serão apresentadas esta semana", pormenorizou.

No entanto, segundo informações recolhidas pelo Expresso, a intenção de Nuno Santos de contar com José Eduardo Moniz num novo formato de informação terá sido mesmo desaconselhada pelo presidente da empresa, Guilherme Costa. Isto porque o timing do convite iria seguramente gerar nova polémica em torno do operador público, nomeadamente pelo facto de a Ongoing ser um dos grupos interessados na privatização de um canal da RTP.