Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Romance alemão promove o Douro

A Agência de Promoção Turística do Porto e Norte de Portugal associa-se à promoção do livro 'O Herdeiro do Vinho do Porto', da autoria do alemão Paul Grote.

O Porto e o Norte de Portugal são o cenário escolhido para o romance criminal 'Der Portwein-Erbe' ('O Herdeiro do Vinho do Porto'), do escritor alemão Paule Grote.

A narrativa sobre a morte misteriosa do proprietário de uma herdade na mais antiga região demarcada do mundo, e a consequente visita ao Douro o seu sobrinho Nicollas Hollman, um arquitecto alemão, é vista pela ADETURN - Agência de Promoção Turística do Porto e Norte de Portugal como uma forma de promover, também, o potencial turístico do Porto e do Norte de Portugal, em especial no mercado alemão.

Aproveitando o interesse da literatura alemã, a ADETURN está a distribuir material turístico nas 20 sessões programadas para a apresentação do romance e promoverá ainda a realização de um sorteio que permite aos participantes ganhar uma viagem ao Douro, na companhia do escritor e de uma equipa de reportagem que vai documentar a viagem.

As sessões de leitura e apresentação do romance, iniciadas em Berlim, vão prolongar-se até Março, em livrarias e garrafeiras de 20 cidades alemãs, onde o autor vai explicar as razões que o levaram a escolher o Douro como cenário e falar, também, da importância do sector vinícola na economia e cultura da região.

Esta ligação do escritor ao mundo dos vinhos não é inédita. Num romance anterior, Paul Grote centrou a acção na Rioja. Na altura, 'Rioja fur matador' ('Rioja para o matador'), numa alusão ao mundo dos toureiros, mereceu também a atenção desta região espanhola, que destacou verbas de apoio ao lançamento do livro no seu plano de marketing.