Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Receitas turísticas sobem 12%

Segundo dados do Banco de Portugal, as receitas em Março atingiram 471,3 milhões de euros, destacando-se o aumento de 83% dos turistas oriundos do Brasil.

Conceição Antunes (www.expresso.pt)

No mês de Março, as receitas turísticas do país originadas por mercados externos cresceram 12% face ao mês homólogo de 2009, conforme revelam os dados divulgados pelo Banco de Portugal.

As receitas turísticas com impacto na balança de pagamentos nacional atingiram 471,3 milhões de euros em Março de 2010, o que é considerado o segundo melhor valor de sempre, apenas superado pelos valores de Março de 2008, um ano excepcionalmente favorável ao turismo em Portugal.

Em termos acumulados, entre Janeiro e Março, as receitas turísticas em Portugal registaram um aumento de 6,3% face a igual período do ano passado.

"Estes números são de facto estimulantes, sobretudo tendo em conta que o sector de turismo e viagens vive um ano difícil, agravado pelas incertezas causadas pelo vulcão islandês", considera Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo.

Bernardo Trindade sublinha a "subida generalizada dos principais mercados emissores" de turistas Portugal, com destaque para o aumento de 83% do Brasil, de 15,4% de Espanha, de 10,3% de Itália, de 8,2% de Holanda ou de 7,1% de França. 

O Reino Unido evidenciou uma quebra de 0,8%. "Foi uma quebra ligeiríssima", considera o secretário de Estado do Turismo, salientando que em geral os números de Março já "reflectem o retomar da trajectória ascendente no turismo".