Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Puro sangue lusitano por 300 mil euros

Aquele é o preço máximo que pode ser pago por um cavalo puro sangue lusitano. Mas alguns animais podem ser adquiridos a partir dos 1000 euros. Veja alguns exemplares.

Vítor Andrade (www.expresso.pt)

Se o cavalo for adquirido aos dois anos e vendido aos seis, poderá valorizar cerca de 10 vezes face ao preço inicial.

Em média, por mês, manter um cavalo poderá custar cerca de 600 euros, valores que já incluem a alimentação e o ensino do cavalo.

Segundo fontes do sector a criação de cavalos lusitanos continua em crescimento sendo já um excelente exemplo de internacionalização. O puro sangue lusitano é já uma mais-valia para a economia nacional sendo transaccionado comercialmente para 22 países, nos cinco continentes. Os mercados em maior expansão são actualmente o brasileiro, o mexicano, o espanhol e o francês.

Em Portugal existem perto de 4000 éguas reprodutoras que asseguram a pureza e continuidade da raça.

O cavalo puro sangue Lusitano tem sido escolhido como raça principal para o desporto, nomeadamente por equipas espanholas para os jogos olímpicos por ser reconhecido como a raça mais versátil.

A partir de amanhã e até dia 5 de junho decorre em cascais o 22º Festival Internacional do cavalo Puro Sangue Lusitano no hipódromo municipal Manuel Possolo, em Cascais.