Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Produção automóvel cresce 25% em Abril

Todas as fábricas de automóveis a operar em Portugal registaram fortes acréscimos no número de unidades produzidas.

Alexandre Coutinho (www.expresso.pt)

No passado mês de Abril, foram produzidos em Portugal 13.106 veículos automóveis, ou seja, um acréscimo de 25%, face ao mês homólogo do ano anterior, revelam os números divulgados pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal).

Este acréscimo de produção foi determinado pelo crescimento da produção de todos os tipos de veículos: a produção de ligeiros de passageiros registou um acréscimo de 15,5%, a de comerciais ligeiros de 58,6% e a de veículos pesados de 88,3%.

Do total de veículos produzidos em Abril de 2010, a grande maioria (97,3%) destinaram-se à exportação (12.747 unidades), o que corresponde a um aumento de 24,2% face a Abril de 2009. Embora significativo, este aumento da produção para exportação foi menor do que o registado para o mercado nacional, que se cifrou em 61,7%.

No entanto, a ACAP alerta para o facto de "esta evolução tão positiva que agora se constata se deve à comparação estar a ser feita com valores de produção anormalmente baixos no ano anterior. Se compararmos a produção do ano em curso com a média dos últimos cinco anos, em termos mensais, a produção está 8,9% abaixo da média e, em termos acumulados, está 11,7% abaixo da média".