Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Preço do petróleo está a subir há três dias

O preço do barril de petróleo já subiu 5% em dólares na variedade Brent, de referência na Europa, e 13% na variedade americana. Inversão da tendência de baixa ocorreu esta semana.

Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)

A tendência de baixa do preço do barril de petróleo em dólares, que se vinha verificando no mês de Maio, foi invertida na terça-feira.

Depois de uma quebra de 18% desde o final de Abril até 24 de Maio, o preço (em dólares) do barril do crude da variedade Brent, de referência na Europa, subiu 5% apenas em três dias.

No contravalor em euros, a quebra de final de Abril até 24 de Maio foi de 12% (mais baixa do que em dólares), e a recuperação do preço nos últimos três dias foi de 5,3% (ligeiramente mais alta do que em dólares).

No caso da variedade WTI norte-americana, depois de uma queda do preço do barril de 23% entre o final de Abril e 24 de Maio,assistiu-se, nos últimos três dias, a um disparo de 13%.

Como referência, o barril de Brent custava 85,90 dólares em 30 de Abril, 70,16 dólares em 24 de Maio e fechou hoje nos 73,93 dólares. No contravalor em euros, 64,55 euros, 56,71 euros e 59,82 euros, respectivamente.