Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Portugal reentra para 8º lugar no clube da bancarrota

Portugal substituiu hoje a Roménia no TOP 10 mundial do risco de default. Depois de uma semana fora do clube, reentrou, de novo. Todos os PIIGS viram a situação agravar-se.

Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)

Depois de uma semana fora do clube de maior risco mundial, Portugal reentrou no TOP 10 mundial directamente para 8º lugar, segundo o monitor da CMA DataVision para este mercado financeiro ligado à dívida soberana. A Roménia saiu do clube e o nosso país ultrapassou a Califórnia e a Letónia.

Os restantes membros do grupo dos PIIGS (acrónimo pejorativo para Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha) viram os seus níveis de risco agravados também. A Moody's baixou a notação da Grécia para o estatuto de "lixo", o que fez disparar, de novo, a probabilidade de default acima dos 45%. A Grécia conserva o 3º lugar no TOP 10.

Vários media financeiros alertavam hoje para a situação em Espanha, considerando-a uma "Grécia" de grande dimensão, o que agravou a probabilidade de default no nosso vizinho A crise política latente na Irlanda também agravou o risco neste país, depois de uma sondagem que revela uma mudança radical nas preferências do eleitorado.

Depois da "frente de Leste", a periferia da zona euro voltou a dar cartas. A situação continua muito volátil.