Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Portugal já saiu do clube da bancarrota

Depois de ontem ter descido para 10º lugar à hora de fecho do mercado dos derivados relativos à dívida soberana, a Califórnia substituiu hoje o nosso país nesse último lugar no clube do risco de bancarrota. A Roménia mantém-e em 8º lugar.

Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)

Portugal conseguiu, finalmente, sair do clube do risco de bancarrota na sessão da tarde de hoje do mercado financeiro ligado à dívida soberana. Situação que se manteve no fecho do mercado.

Este desfecho positivo para o país ocorreu depois de ontem (9/06) ter oscilado entre a 7ª e a 10ª posições, num sintoma da alta volatilidade que efecta as expectativas dos investidores. Portugal foi substituído no último lugar pelo estado da Califórnia.

Dos países da União Europeia, mantêm-se no TOP 10 mundial do risco de default (incumprimento da dívida soberana, no caso, num horizonte de cinco anos) a Grécia (que pertence à zona euro), em 3º lugar, apesar de algum desanuviamento, a Roménia em 8º e a Letónia em 9º.

A entrada da Roménia para este grupo reflectiu uma abertura de uma "nova frente" de percepção de risco que não abrange só membros da zona euro.

Entretanto a moeda única europeia inverteu a tendência de queda em relação ao dólar desde dia 8 de Junho. A valorização nestes últimos três dias foi de 1,7%.