Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Portugal já o 3.º país europeu nas renováveis

peso da produção de energia eléctrica a partir de energias renováveis na produção bruta + saldo importador, em 2006

À frente de Portugal ficam apenas a Áustria e a Suécia, no que respeita à produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis. A energia hídrica é a que assume maior expressão, seguida da eólica.

Portugal é já o terceiro país europeu na produção de energia a partir de fontes renováveis, com destaque para a hídrica e para a eólica.

De acordo com os últimos dados da Direcção Geral de Energia e Geologia agora divulgados, à frente de Portugal posicionam-se apenas a Áustria e a Suécia (ver gráfico). Estes dados, porém, reportam a 2006, altura em que do total da energia consumida em Portugal pouco mais de 30% tinha origem em fontes renováveis.

Apesar de ainda não existirem dados comparativos mais recentes, a verdade é que entretanto a produção de energia a partir de fontes renováveis aumentou em Portugal. Assim, em 2007, do total da energia eléctrica consumida no país, 42% teve origem em fontes renováveis.

De todos os distritos de Portugal continental, Bragança é o que mais se destaca nas renováveis, seguido do de Viseu. Em ambos domina a hídrica, mas em Viseu a eólica ocupa um lugar de grande destaque. Aliás, este distrito é o que mais produz energia a partir do vento, com 648 megawatts de capacidade instalada.

No conjunto do país, a produção de energia eólica no terceiro trimestre de 2008 aumentou 9% relativamente a igual período de 2007.