Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Porto Bay traz Thomas Cook ao Rio de Janeiro

Com dois hotéis em funcionamento no Brasil (Rio de Janeiro e Búzios), o grupo madeirense Porto Bay tem planos de construir um "resort" no estado de Alagoas. Com o investimento do grupo português na capital carioca veio também a Thomas Cook, um dos grandes operadores turísticos internacionais.

Conceição Antunes em Búzios (Brasil)

O operador alemão Thomas Cook estreou-se no Rio de Janeiro graças ao investimento nesta região do grupo hoteleiro Porto Bay, sediado na Madeira, conforme adiantou o empresário António Trindade à margem do congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorre em Búzios (Brasil).

"É interessante verificar que os grupos portugueses que se instalam com hotéis no Rio já estão a olhar para outros mercados numa lógica de captação de negócio. O Grupo Pestana também percebeu muito bem este objectivo de gerar tráfego nos dois sentidos e de apostar no reconhecimento da marca", salienta o líder do Grupo Porto Bay, que tem uma parceria com a Thomas Cook para a gestão dos hotéis. "O facto de termos 'brands' (marcas) expostos noutros países também atrai outros mercados a Portugal, vindos do Brasil e do resto da América Latina. E isto é de facto internacionalização, e um grande contributo para a marca Portugal".

O Grupo Porto Bay, que abriu em Janeiro um hotel em Copacabana, no Rio de Janeiro (o Porto Bay Rio Internacional), e uma unidade de charme em Búzios (a Pousada Glenzhaus), em parceria com a Logoplaste, está a analisar a construção de um "resort" no estado de Alagoas, com 250 a 300 quartos, um investimento estimado em 80 mil a 130 mil euros por quarto. "Gosto muito de Alagoas, é um estado com um grande potencial de crescimento, e estas coisas também se fazem por paixão", faz notar António Trindade, garantindo que tomaria de imediato uma decisão acerca do investimento em Alagoas caso a TAP decidisse estender a operação a este estado brasileiro. "O apoio da TAP tem sido muito importante no desvendar de novos destinos no Brasil", reconhece o hoteleiro.

A 15 de Março, o Grupo Porto Bay vai inaugurar um hotel no Algarve (o Porto Bay Falésia, em Albufeira, que pertencia à cadeia Riu), e aguarda há quatro anos autorização para construir uma unidade de charme em Lisboa, na Rua Rosa Araújo, no antigo palacete do conde de Caria.