Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Os eleitos da semana...

Fique a par das principais promoções e contratações que esta semana aconteceram no meio empresarial português.

PERFIL



António-Serge Campinos, 41 anos, presidente do Instituto Nacional Propriedade Industrial




Guardião de marcas



Cargo Presidente do Instituto de Harmonização no Mercado Interno, nomeado pela Comissão Europeia, cargo que irá assumir em Outubro, em Alicante




Percurso Começou há 19 anos, como estagiário, na corretora Sofin, na área da legislação dos mercados financeiros. Tornou-se intérprete no Parlamento Europeu e chegou ao Gabinete do presidente do Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias, como estagiário. O primeiro emprego foi na Caixa Geral de Depósitos, como jurista, há 15 anos. No Governo socialista de António Guterres, em 1998, foi adjunto do secretário de Estado-adjunto do ministro da Economia, com intervenção no Código da Propriedade Industrial. Há 10 anos entrou no INPI, que preside há cinco.



Formação Licenciatura em Direito pela Universidade de Montpellier e vários estudos superiores



Família Casado, três filhos



Hóbis Leitura, música, cinema



Maior desafio O próximo



Lema "O sonho comanda a vida"





Nuno Crato

É o novo presidente-executivo do Taguspark. Vai substituir Américo Thomati, que saiu do parque de ciência e tecnologia de Oeiras, na sequência da polémica e da investigação desencadeada no âmbito do caso TVI/PT. O convite ao professor do ISEG partiu do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, maior accionista do Taguspark. O conselho-executivo contará ainda com Alberto Cunha e José Geraldes, este último indicado pela PT. A presidência do conselho de administração caberá a Cruz Serra. Como não-executivos foram nomeados Luís Todo Bom, José Tribolet e Ramon Ribeiro.

Luís Parro

Foi convidado para gerir os eventos corporativos da Lineup - Events Factory, empresa especializada na produção e organização de eventos. Luís Parro foi contratado para reforçar o posicionamento da Lineup na área de eventos com foco nos recursos humanos das organizações, nomeadamente integração de equipas de trabalho, motivação empresarial, ambiente e cultura organizacional.

Vera Paulino

É a directora comercial do grupo JC Decaux Portugal. Pós-graduada em métodos quantitativos e experiência profissional na área dos media, Vera Paulina era desde Agosto de 2005 directora-geral-adjunta da Tempo OMD, empresa onde desempenhava funções ao nível do desenvolvimento de projectos de negócios (business projects). Tem no currículo dois leões de ouro em Cannes.

Andreu Vilamitjana

Foi nomeado pela T-Sytems, filial de serviços empresariais da Deutsche Telekom, director-geral comercial para o mercado ibérico. Vilamitjana fará ainda parte do comité-executivo da T-Sytems, que pretende reforçar o posicionamento na Península Ibérica e crescer no sector das tecnologias de informação e comunicação.

Maria do Rosário Marques

É a nova directora-geral do Ibis Lisboa Liberdade. Tem 30 anos de carreira no sector hoteleiro e antes estava no Ibis Oeiras. Foi professora na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.



José Bancaleiro

Passou a ser sócio-gerente (managing partner) da Stanton Chase International - Portugal, uma das 10 maiores multinacionais de caça de talentos (executive search), com 80 escritórios em 43 países. José Bancaleiro, anterior presidente-executivo da HumanCap International, tem mais de 25 anos de experiência como director de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais. Doutorando em Ciências do Trabalho (Universidade de Cadiz) e com um MBA em Marketing (Universidade Católica), é professor universitário e autor de vários livros de gestão de recursos humanos.



Pedro Rebelo de Sousa


É candidato a presidente do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG), encabeçando a lista única que irá a votação na Assembleia Geral (AG) de dia 21 de Junho. Os restantes membros candidatos à direcção são Alberto Castro, Alexandre Mota Pinto, António Gomes Mota e Pedro Maia. O presidente da mesa da AG é Daniel Proença de Carvalho.