Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Notícias de há um ano ...actualizadas

Veja o que foi notícia no Expresso Economiaum ano e como evolui até à actualidade.

Vítor Andrade (www.expresso.pt)

Reciclagem em alta

Em 2008, a percentagem de reciclagem de materiais provenientes de veículos em fim de vida era de 80,5%, valor que viria a subir para os 85,1%, no final de 2009, com uma taxa de valorização de 87,8%, segundo dados da Valorcar. A empresa ainda não dispõe de números para os primeiros meses de 2010, mas indica que já foram reciclados 21.622 automóveis até Abril.

Solução para clientes do BPP sempre avança

Demorou quase um ano a acertar a solução do Governo para os clientes do BPP. Quando ficou pronta, a banca avançou com uma providência cautelar para inibir o Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) de avançar com parte do pagamento aos clientes. Ficou tudo parado, mas a comissão directiva do SII deu a volta ao impasse e alegou "a existência de grave prejuízo para o interesse público" para avançar com o processo.

 

Menos prejuízos na dona do BPN

Há um ano as contas da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), dona do BPN, em 2008, registavam prejuízos de ¤170 milhões. Para 2009, o presidente da SLN, Fernando Lima, já disse que o resultado, apesar de negativo, recuperou substancialmente. Para isso contribuiu a reestruturação do grupo (venda de empresas) e a renegociação da dívida com a banca.

Arrepiar caminho

O Banif Investimento reviu a estratégia de crescimento por causa da crise e concentrou equipas em Portugal, Espanha e Brasil, dizia há um ano o seu presidente, Artur Fernandes. A compra do Banco Mais pelo Banif permitiu entrar em mais mercados a leste da Europa, mas Artur Fernandes quer retomar a investida em mercados que faziam parte do crescimento - India, China e Rússia.

 

Ginásios em expansão

O sector registava, há um ano, um forte crescimento, de 40% desde 2006. Mas com a nova lei que obriga a contratar apenas licenciados em desporto, redes como Holmes Place ou Vivafit pretendem agora privilegiar Espanha. Já a Virgin Active mantém os planos de expansão em Portugal, tendo anunciado cinco novos ginásios até 2011.

 

Curso de gestão grátis

O projecto JumpStart da Faculdade de Economia da Nova arrancava há um ano. O curso de gestão gratuito para quadros de elevado potencial que estavam desempregados "foi um sucesso internacional, considerado um exemplo de boas práticas pela EFMD - European Foundation for Management Development", segundo a universidade. As 40 vagas foram preenchidas e 35% dos participantes estão de novo a trabalhar. A iniciativa repete-se em Julho.

 

Mar vale €20 mil milhões

O projecto do Hypercluster do Mar, coordenado pelo ex-ministro das Finanças, Ernâni Lopes, a pedido da Associação Comercial de Lisboa, recebeu o apoio formal do Governo e vai avançar. Para tirar partido do valor potencial das actividades económicas do sector, este projecto será dinamizado pelo Fórum do Mar.

Oleocom investigada

A Oleocom, o maior importador português de cereais, foi declarada insolvente em Maio de 2009. A crise nos cereais e a constante oscilação dos preços foram apontados como causas da descapitalização da empresa, mas entre os credores surgiram, também, suspeitas de "gestão danosa" e o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) decidiu abrir um inquérito.

Quem vai pagar a factura?

Há um ano, o Expresso destacava o facto de o esforço de combate à crise ter graves consequências no endividamento dos Estados europeus e que, no futuro, seria necessário pagar a factura. A conta chegou mais cedo do que se esperava e a actual crise da dívida soberana está a obrigar vários países a apertar violentamente o cinto.

 

PT na era da fibra óptica

A empresa liderada por Zeinal Bava estabeleceu uma aliança com os americanos na Corning e anunciou uma estratégia ambiciosa que passava por ter um milhão de casas com acesso à fibra óptica no final de 2009. Uma estimativa que falhou por pouco (970 mil casas).