Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Nissan lança Micra produzido na Índia

A Nissan planeia instalar na Índia um hub para a produção mundial de pequenos automóveis compactos.

Alexandre Coutinho (www.expresso.pt)

"A capacidade revelada pela Índia no fabrico de veículos compactos, aliada à eficiência dos custos de produção, ajudarão o país a tornar-se numa plataforma (hub) de pequenos carros para a Nissan", afirmou Toshiyuki Shiga, chefe de operações executivo (COO) da empresa, em declarações ao jornal "The Times of India".

À imagem da Tailândia - que a Nissan vocacionou para a produção de pick-ups - a Índia oferece inúmeras vantagens para se tornar numa plataforma exportadora. "O investimento necessário é inferior e o custo da mão-de-obra e dos componentes é mais barato do que na Europa. Igualmente importante, a Índia tem um mercado doméstico para este tipo de automóveis que nos dá economia de escala", explicou o mesmo responsável.

Prevendo uma deslocalização dos mercados automóveis, do Ocidente para os países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), Toshiyuki Shiga antevê uma desaceleração do crescimento dos volumes de vendas  nos mercados mais desenvolvidos. "O mercado está a diminuir no Japão, nos Estados Unidos e na Europa, onde será difícil crescer. Temos de nos adaptar a esta mudança", adiantou.

A Nissan investiu cerca de 353 milhões de euros numa nova fábrica em Chennai e prepara-se para lançar, em Julho, o primeiro modelo Micra totalmente produzido na Índia. O Micra, que será o principal carro de volume no país, também será vendido na Europa e noutros mercados-chave. Além do Micra, o construtor nipónico anunciou a sua intenção de entrar no mercado dos automóveis de baixo custo (menos de 5000 euros), em parceria com a Ashok Leyland, do grupo indiano Hinduja.