Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Mora e Pedro Guterres na administração da Oi

Rafael Mora, administrador da Ongoing, e Pedro Guterres, quadro da PT, sobem à administração da Oi.

Anabela Campos

Rafael Mora, administrador da Ongoing, vai passar a ser membro efectivo do conselho de administração da operadora de telecomunicações brasileira Oi. Substitui neste cargo Luís Pacheco de Melo, administrador da PT SGPS, que se demitiu na sequência do investimento de 897 milhões de euros na Rioforte, empresa do grupo Espírito Santo.

João Melo Franco, presidente da PT SGPS, dona de 25,6% da Oi, passou de membro efectivo do conselho de administração da Oi para membro suplente de Rafael Mora.

Sobe à administração da Oi também Pedro Guterres, quadro de topo da PT e um dos trabalhadores da operadora portuguesa que rumou ao Brasil quando a empresa se tornou acionista da Oi. Pedro Guterres é filho do antigo primeiro-ministro, António Guterres, e será suplente Shakhaf Wine, antigo administrador executivo da PT SGPS, anteriormente um dos homens próximos de Zeinal Bava, ex-presidente da Oi.

Shakhaf Wine vai manter-se como membro efetivo da administração da operadora brasileira.

A decisão foi tomada ontem numa reunião do conselho de administração da Oi. As mudanças dizem respeito a um mandato que termina em agosto de 2016.