Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Luís Laginha de Sousa será o novo presidente da Euronext Lisbon

Luís Laginha de Sousa vai suceder a Miguel Athayde Marques na presidência da Bolsa de Lisboa a partir de 01 de Julho.

Luís Laginha de Sousa será o novo presidente do NYSE Euronext Lisbon a partir de 01 de julho, anunciou hoje em comunicado a plataforma europeia de mercados.  

 

De acordo com a NYSE Euronext, Athayde Marques deixa o cargo "a fim de se poder dedicar a outros projetos pessoais e profissionais", ficando o atual Chief Operating Officer (COO) a suceder-lhe na liderança.       

 

"Sob a responsabilidade da gestão de Miguel Athayde Marques, a bolsa de Lisboa registou uma performance extraordinária e conseguiu proporcionar bons serviços aos emitentes, investidores e outros intervenientes no mercado", refere o presidente executivo da NYSE Euronext, Duncan Niederauer.  

 

No mesmo comunicado, Athayde Marques - que ocupa a liderança da bolsa de Lisboa há cinco anos - destaca a equipa com que trabalhou e juntamente com a qual "foi possível realizar uma significativa transformação na empresa e no setor em Portugal".   

 

Laginha de Sousa diz, por sua vez, que "é uma grande honra suceder a Miguel Athayde Marques, cujo exemplo continuará a ser uma valiosa inspiração para os desafios que se seguem.   

 

Com 44 anos, Luís Laginha de Sousa entrou na Euronext em 2005, tendo desde então sido "o braço direito" de Athayde Marques como Chief Operating Officer.   

 

"Estou confiante de que, com o apoio dos meus colegas, seremos capazes não apenas de preservar, mas de expandir o papel do NYSE Euronext no mercado português para benefício dos nossos clientes e de todos os stakeholders [intervenientes no mercado]", acrescenta.  

 

*** Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***