Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Levantamentos no Multibanco disparam às 6ªs e Sábados

Estudo publicado pelo Banco de Portugal revela que dinheiro retirado das caixas nestes dois dias é 50% superior ao que se verifica num Domingo normal.  Julho, Agosto e Dezembro são os meses mais movimentados.

João Silvestre (www.expresso.pt)

Os portugueses utilizam mais as caixas Multibanco nas sextas-feiras e sábados. Em média, os levantamentos nestes dois dias é 50% superior ao de um Domingo normal. É a conclusão de um estudo publicado ontem pelo Banco de Portugal, da autoria de Paulo Esteves e Paulo Rodrigues, que analisou o perfil de levantamentos diários entre Janeiro de 2001 e Dezembro de 2008.

Em termos semanais, a primeira e a última semana do mês são as que têm mais movimentos.  Segundo o documento, esta situação deverá estar relacionada com o momento do pagamento dos salários em Portugal: a função pública recebe no inicio da última semana do mês e o sector privado no final de cada mês.

Verifica-se também um maior volume de levantamentos nos meses preferidos dos portugueses para fazer férias (Julho e Agosto) e em Dezembro por causa do Natal. No último mês do ano, o dinheiro retirado das caixas foi, em média, 23% superior ao de Janeiro.

O estudo "Calendar Effects in Daily ATM Withdrawals" pretendeu identificar o padrão de levantamentos em Portugal para servir de base à correcção de sazonalidade de diversas previsões e estimativas económicas para as quais os efeitos do calendário são relevantes, como o crescimento ou as vendas a retalho.