Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Inflação sobe 1,1% em maio

A inflação acelerou 1,1% em maio, face a igual período do ano anterior, segundo o INE.

A taxa de inflação aumentou 1,1% em maio, face ao mesmo mês de 2009, e 0,2 pontos percentuais em comparação com abril de 2010, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

De acordo com o INE, excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi negativa em 0,1%, superior em 0,4 pontos percentuais à observada no mês anterior.  

 

"A contribuição negativa mais significativa para a taxa de variação homóloga do IPC continuou a verificar-se na classe dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas", refere o INE.  



Transportes dão maior contributo

Entre as contribuições positivas para a variação homóloga do IPC, de acordo com o INE, "destacam-se as registadas nas classes dos transportes e, em menor grau, da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis".   



A variação mensal do IPC foi de 0,2%, enquanto a variação média dos últimos doze meses aumentou 0,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior, situando-se em -0,5 por cento.  

 

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), por sua vez, registou uma variação homóloga de 1,1% em maio, 0,4 pontos percentuais acima ao observado no mês anterior.  

 

Este valor é inferior em 0,5 pontos percentuais à taxa de variação homóloga estimada pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia, para a área do euro, refere o INE.  

 

A taxa de variação mensal do IHPC situou-se em 0,2%, enquanto a variação média dos últimos 12 meses aumentou 0,2 pontos percentuais, para -0,5%.  

 

*** Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***