Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Indústrias criativas: Prémio distingue canal de TV

O vencedor do Prémio Nacional de Indústrias Criativas distingue a ideia de um primeiro canal de televisão colabortivo na área da cultura.

Abílio Ferreira (www.expresso.pt)

 O Prémio Nacional de Indústrias Criativas (PNIC), promovido pela Unicer, em parceria com a Fundação de Serralves,  distinguiu o projecto OSTV, destinado ao lançamento do primeiro canal de televisão colaborativo e interactivo na área da Cultura. A ideia dos promotores é disponibilizar o canal na TV cabo, internet e mobile. O projecto vencedor recebe um prémio de 25 mil euros e o acesso a uma network de parceiros para o apoio ao desenvolvimento de negócio.

Esta edição do PNIC recebeu 120 candidaturas tendo o júri considerado que o OSTV combina  mais eficazmente o desafio   de empreender com criatividade com a viabilidade do negócio.

O júri do concurso decidiu ainda atribuir uma menção honrosa ao projecto Science Office, na área da Comunicação e Marketing Cultural e Turismo. Este prémio faz parte da 5ª edição do Laboratório Criativo da Unicer, que avalia as novas tendências ee evolução dos sectores que compreendem as indústrias culturais e criativas.

Na primeira edição do PNIC, em 2009, existiram dois vencedores ex-aequo. O Hard Club, um Centro de Animação Cultural em fase de instalação no Mercado Ferreira Borges, no Porto e o Cut Furniture, que se destina à criação de peças de mobiliário a partir do material valchromat - painéis de fibras de madeira com resistência à flexão, ecológicos e não tóxicos -, cujo design permite fazer a montagem sem recurso a ferramentas.