Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Golden share "é legal" e foi usada pela primeira vez

O presidente da mesa da Assembleia Geral (AG), Menezes Cordeiro, garante que não há quaquer fundamento para a Telefónica impugnar a Assembleia Geral, e diz que uso da golden share é legal.  É a primeira vez que a golden share é usada em Portugal.

Anabela Campos e João Oliveira (www.expresso.pt)

Apoiado em seis pareceres de académicos das três maiores universidades portuguesas de direito, Lisboa, Coimbra e Porto, Menezes Cordeiro diz que tem toda a segurança para garantir que a golden share poderia ser usada no âmbito desta oferta da Telefónica, uma vez que se trata de ativo estratégico. É a primeira vez que a golden share é usada na PT e em Portugal.

O presidente da mesa da Assembleia Geral esclareceu ainda que não terá qualquer impacto no resultado desta AG uma eventual decisão da Comissão Europeia no sentido de considerar a golden share ilegal, como se admite poderá vir a acontecer no próximo dia 08 de Julho. Uma decisão de Bruxelas sobre a golden share "não terá efeitos retroativos", sublinhou. 

Face à possibilidade de impugnação da AG pela Telefónica, um cenário altamente provável, Menezes Cordeiro afirma que não há qualquer fundamento para impugnar a reunião.