Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Governo garante que Espanha mantém TGV

O Ministério do Fomento diz que a linha Madrid-Badajoz será construída dentro do prazo acordado com Portugal.

João Palma-Ferreira (www.expresso.pt)

O Governo teve a confirmação, do Ministério do Fomento em Espanha, que a linha de TGV entre Lisboa e Madrid será concluída dentro dos prazos estabelecidos com Portugal. Ou seja, os troços entre Madrid e a fronteira do Caia estarão prontos até ao fim de 2013.

No entanto, esta orientação do ministério liderado por José Blanco - que se tem vindo a afirmar como o 'super-ministro' do executivo de José Luís Rodríguez Zapatero - contrasta com as informações que têm sido dadas pelas autoridades espanholas para outros projectos de linhas internacionais.

Na realidade, o gestor da infra-estrutura ferroviária espanhola - a Adif, homóloga das empresas portuguesas Refer e RAVE -, tem dado indicações aos consórcios que estão a construir as linhas que ligam França, que o ritmo dos projectos deveria abrandar.

Com o plano de austeridade anunciado em Espanha para corrigir o défice público, os gastos com os projectos em curso deverão ser mais dilatados no tempo. Esta nova orientação do Governo espanhol levou a Adif a pedir abrandamentos no ritmo de execução das obras entre Girona e Figueres, efectuadas pelas empresas Aldesa e Sacyr.