Siga-nos

Perfil

GIC - Global Investment Challenge

GIC

Dois concorrentes com valorizações superiores a 30%

Ambiente deprimido nas bolsas não impede 'Susy' e Jorge69' de continuarem a amealhar ganhos no portefólio.

A sessão de segunda-feira até foi negativa. Mas os dois primeiros classificados conseguiram novamente fintar a tendência de descida nas bolsas e engordar os ganhos nas suas carteiras de investimento. Numa luta renhida nas últimas sessões, com as rentabilidades conseguidas a serem sempre muito próximas, 'Susy' e 'Jorge69' conseguiram afastar-se da concorrência, com ganhos de 31,37% e 31,06%, respectivamente, desde o início da competição.

A segui-los está 'Bullet', com uma valorização de 19,50%. No entanto, este concorrente tem tido uma performance notável desde o início do mês. Lidera a classificação relativa ao segundo período do concurso, que decorre entre 1 e 24 de Dezembro, com uma rentabilidade de 24,07%.

Na sessão de segunda-feira o ambiente nas bolsas não foi muito favorável para os participantes. O índice Euronext 100 desvalorizou 0,42%. O sector financeiro penalizou os mercados depois de ter sido noticiado que vários bancos tinham exposição a uma alegada mega-fraude em Wall Street (ver link no final do texto).

Do lado das descidas, os destaques negativos pertenceram ao BNP Paribas e ao Credit Agricole, com descidas de 10,05% e 4,76%. A subir estiveram os títulos da química holandesa Royal DSM, que dispararam 9,35%. Também as acções da companhia de equipamento petrolífero Technip estiveram em evidência, ao escalarem 7,23%.

No mercado nacional, o PSI-20 conseguiu contrariar o sentimento negativo que se viveu nas praças europeias. O índice subiu 0,60%. A EDP Renováveis, uma das empresas onde os concorrentes mais investem, liderou as subidas, ao escalar 3,56%. Os títulos beneficiaram de um acordo informal conseguido pela União Europeia que reiterou as metas para a produção de energia renovável. Já a Galp, o título mais transaccionado pelos participantes, encabeçou as descidas, ao desvalorizar 2,12%.