Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Federação defende um programa especial de apoio

Associações do sector pedem um plano de apoio para os têxteis, a exemplo do que foi aprovado para a indústria automóvel.

A FITVEP - Federação da Indústria Têxtil e do Vestuário de Portugal apela ao primeiro-ministro para o Governo criar um programa especial de apoio ao sector, a exemplo do que já fez para a indústria automóvel.

Na exposição enviada hoje a José Sócrates, a federação recorda o documento estratégico apresentado há um ano, a pedir "o reforço de meios financeiros" com vista à reabilitação dos têxteis portugueses, e refere que as autoridades nacionais "sempre asseguraram que as leis comunitárias não autorizavam a criação de programas especialmente vocacionados para um sector isoladamente considerado".

Assim, e depois de terem tomado conhecimento do acordo agora celebrado para o sector automóvel, que contempla um pacote de 900 milhões de euros, as três associações têxteis da FITVEP decidiram insistir no apelo para "um programa especial de apoio" que "permita às empresas a sobrevivência enquanto indústria e enquanto empregadores directos de mais de 150 mil pessoas".

Assim, a FITVEP pede a recuperação das verbas do Fundo de Desenvolvimento Empresarial resultantes dos reembolsos feitos pelas empresas no âmbito do IMIT - Iniciativa para a Modernização da Indústria Têxtil.

Os dirigentes do sector pedem, também, um plano de apoio à promoção externa através da AICEP, um plano de formação profissional para as empresas em situação de paragem técnica devido "à liberalização desregrada" e um plano específico de regularização de dívidas ao fisco e à Segurança Social.

O pacote proposto prevê, ainda, apoios ao seguro de crédito e ao investimento, com um fundo especial de apoio ao abate de máquinas em fase de substituição.

Para a FITVEP, estas medidas representam "uma verdadeira salvação para um sector dos mais importantes da economia nacional".

A FITVEP integra a ANIL - Associação Nacional dos Industrias de Lanifícios, ANIVEC/APIV - Associação Nacional das Industrias de Vestuário e Confecção, e ANIT-LAR - Associação Nacional das Industrias de Têxteis-Lar.