Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Expresso organiza conferência sobre a TV do futuro

É já amanhã que os principais protagonistas do sector das telecomunicações e media vão estar presentes no Pestana Palace. Zeinal Bava e Rodrigo Costa estarão presentes no evento, que conta ainda com a participação de Bill Foster, da Future Source Consulting.

Nicolau Santos (www.expresso.pt)

Bill Foster, da Future Source Consulting, é o orador convidado da conferência A TV do Futuro, que decorre a 8 de Julho no Pestana Palace em Lisboa, organizada pelo Expresso. Foster, com larga experiência em consultoria nesta área, falará sobre as grandes tendências no mercado televisivo, num momento em que o sector vive uma revolução.

A alta definição (HD) é o presente recente, a televisão em três dimensões (3D) o futuro próximo. Mas distribuidores, produtores, anunciantes, fabricantes de equipamentos e consumidores têm, cada qual, os seus próprios interesses, que são muitas vezes conflituantes. Os consumidores tornaram-se mais exigentes e não lineares (o cabo massifica-se, a gravação de programas também e a tentação de disponibilizar um fato à medida para cada espectador vai crescendo); os distribuidores tentam responder a essa exigência mas sofrem uma forte concorrência, dada a infinita variedade e tipo de canais; os produtores de televisão fazem cada vez mais canais e produtos que podem ser vistos de forma não linear; os anunciantes tentam perceber como ganham valor com esta multifragmentação do espectro televisivo; e os fabricantes apostam no HD, no 3D e no que mais se verá. Quem serão os grandes vencedores desta corrida ao futuro e quem ficará de fora?

Estes temas serão debatidos por três painéis onde estarão presentes os maiores protagonistas nacionais. No primeiro painel, subordinado ao tema "Principais Desafios da TV em Portugal", os oradores serão Pedro Norton (Impresa), Zeinal Bava (PT), Rodrigo Costa (ZON), Bernardo Bairrão (TVI) e António Coimbra Vodafone. O segundo painel, que analisará "Os grandes desafios tecnológicos: 3D, Redes de Nova Geração, Interactividade", contará com a participação  de Ruy Conde (LG Portugal), Pedro Leitão (MEO), Luís Lopes (ZON), Ana Paula Marques (Clix) e Cláudia Goya (Microsoft).

Segue-se uma comunicação sobre os modelos de financiamento dos Media do Futuro, da responsabilidade da Accenture, para depois ser debatido "O papel dos conteúdos no novo paradigma televisivo", onde intervirão Luís Marques (SIC), Frederico Ferreira de Almeida (Fremantle) e represnetantes da RTP e da Controlinvest.

O presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, encerra a conferência.

INSCRIÇÕES através do 808208020

Consulte aqui o programa