Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

EUA: Banca mostra sinais de recuperação

Os bancos norte-americanos obtiveram lucros de €14,5 mil milhões, o melhor resultado trimestral em dois anos.

As instituições financeiras norte americanas apresentaram lucros de 18 mil milhões de dólares (14,5 mil milhões de euros) no primeiro trimestre do ano, mostrando sinais de recuperação do sector, apesar do número de bancos com problemas ter aumentado.  

 

Os bancos que atuam nos Estados Unidos da América (EUA) voltaram aos lucros entre janeiro e março, depois de terem fechado o último trimestre de 2009 com perdas de 1,3 mil milhões de dólares (1,05 mil milhões de euros), indicou hoje um relatório da agência norte americana Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), citado pela agência de informação financeira Bloomberg.

 

"Existem sinais encorajadores nos números do primeiro trimestre", destacou a presidente da FDIC, Sheila Bair, sublinhando que "os lucros da indústria subiram", que "mais bancos reportaram ganhos mais altos" e que "menos perderam dinheiro".  

 

O relatório da FDIC inclui os resultados de 775 bancos, com 431 mil milhões de dólares de ativos, na lista confidencial de problemas, contra os 702 bancos com 402,8 mil milhões de dólares de ativos registados no final de 2009.  

 

Os reguladores norte americanos estão a fechar bancos ao ritmo mais elevado desde a crise de crédito de 1990, tendo encerrado 72 instituições até 14 de maio deste ano, depois de terem fechado 140 entidades ao longo de 2009.  

 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***