Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Fitch mantém rating da EDP

Dois dias depois de a agência de notação financeira Moody's ter reafirmado que mantinha o rating da EDP, a Fitch faz o mesmo, acrescentando que olha para a eléctrica com perspectivas de estabilidade.

Vítor Andrade (www.expresso.pt)

Duas das principais agências de rating (a Moody's e a Fitch) anunciaram a manutenção das notações dadas à EDP, de A3 e A-, respectivamente.

A última a pronunciar-se sobre a eléctrica portuguesa foi a Fitch, que hoje reafirma a notação de longo prazo da empresa, com outlook estável.

Recorde-se que a confirmação da notação feita pela Moody´s surgiu um dia após a mesma agência ter reduzido o rating soberano da Grécia em 4 níveis para junk (Ba1).

A EDP é hoje a empresa do PSI-20 com rating estável mais elevado atribuido por estas agências, não tendo sido afectada pelas revisões ao rating de Portugal (Aa2/AA-) anunciadas nos últimos meses.

Segundo alguns analistas isto fica a dever-se ao facto de a EDP apresentar alguma robustez no perfil creditício, isto apesar da elevada dívida da empresa que se mantém acima dos €14 mil milhões.